quinta-feira, 27 de maio de 2010

Por que a Igreja está perdendo para Lost?


by Sam DuRegger

Sem dúvida, muitos de vocês assistiram ao episódio final de LOST na noite de domingo, dia 23 de maio (não se preocupe, este post é spoiler livre), junto com milhões de pessoas que procuram uma solução concreta para o sexto ano desta história “Cubo Mágico”. Para manter sua sanidade e comportamento no escritório esta semana, (eu, por exemplo) estamos esperando que todas as pontas soltas e buracos negros estejam firmemente amarrados e completos com este episódio final. Porque, sejamos honestos, nada é pior do que uma ponta solta no final da série, que deixa a porta aberta para um longa-metragem, algures no futuro indefinido.

Verdade seja dita, eu não sou nenhum fanático por Lost, embora eu possa apreciar o uso de narrativas transmídia (interação com os telespectadores via internet) e multicamadas, que, creio eu, é o grande motivo para uma sequência tão grande... bem, da forma como eles abrem a caixa de Pandora a regressão é quase impossível. Todos os questionamentos levam a informações que funcionam como “teasers” para o próximo episódio (ou temporada).

Agora, eu não quero divagar mais no caminho da crítica. Eu só quero lançar uma simples pergunta: por que não podemos contar a história do evangelho como J. J. Abrams faz com LOST?

Tenho certeza que sua primeira resposta será algo no sentido de que seu pastor não é J. J. Abrams, nem a sua igreja tem um orçamento de produção de cerca de 4 milhões de dólares por domingo. Eu não penso assim. Em defesa do talento criativo, existem inúmeros pastores, escritores e estudiosos que são tão inovadoras e astutos como o famoso produtor. Embora o dinheiro ajude, não é tudo.

Deixando o orçamento de produção de lado, posso afirmar com certeza que a história do evangelho é tão multicamadas como LOST, com vários personagens, livros, profetas e culturas que se misturam para contar uma grande e majestosa história! Provavelmente existem várias razões para que a Igreja não poder contar uma história que leva as pessoas a se reprogramar

Múltiplas Plataformas
Eu acho que uma das razões, comparado com LOST, é a nossa incapacidade de transmitir a mensagem do evangelho de forma consistente em múltiplas plataformas de mídia. Isto é especialmente relevante quando pensamos na forma como integrar a nossa pregação de domingo com os membros da comunidade durante a semana. LOST era conhecido por ir acima e além de uma série de televisão, investindo em histórias por trás da série e diversos sites paralelos. Permitir que o fã encontre pistas e informações que originaram a história o faz muito mais robusto. Precisamos analisar se estamos utilizando os recursos de vídeo, fotografia, web design e conteúdo escrito para contar uma história coerente (evangelho) em oposição a uma mensagem confusa ou contraditória (mundo). Resumindo, se o sermão é a única maneira que nós estamos compartilhando o evangelho, nós não estamos fazendo direito.

Qualidade
LOST certamente tinha qualidade, algo que não podemos dizer sempre da a igreja. Às vezes, assumimos que a qualidade é uma questão financeira, e se o orçamento é pequeno, então a qualidade vai sofrer. Eu diria que um orçamento limitado na verdade lhe dá a oportunidade de ser inovador para encontrar novas formas de comunicar a mensagem. Para mim, a qualidade é uma forma de pensar, uma disciplina mais do que qualquer outra coisa. A mensagem do evangelho merece ter uma apresentação bem pensada e você não precisa de um orçamento milionário para fazer isso. O que você precisa é uma equipe dedicada à produção de qualidade. Não se iluda achando só as igrejas grandes podem alcançar qualidade. Valorize a mensagem fazendo tudo com qualidade e nunca use as finanças como uma desculpa quando você entregar um produto ou um serviço pobre domingo.

Mistério
Além disso, (aqui é mais uma posição teológica) precisamos melhorar com uma estratégia provocante ao invés de uma estratégia repulsiva. Isso talvez seja o coração do que faz LOST tão envolvente. O que quero dizer é que devemos não dar todas as respostas em nossos sermões, vídeos e comunicação escrita, porque, assim como LOST compreendeu, o mistério é o que faz as pessoas curiosas para saber mais. Escancarar a verdade, como respostas ou proclamações, dissuade muitos de procurar a verdade encontrada inerentemente na mensagem do evangelho que foi inspirado em toda a Bíblia. Às vezes é melhor diluir o evangelho e fomentar o seu mistério do que soletrar tudo e não deixar nada a ser explorado. Mesmo no final, LOST deixou algumas perguntas sem resposta, e até isso faz parte do que o torna tão atraente.

  • Então, como você acha que nós (como a Igreja) pode fazer um trabalho melhor na proclamação da história do evangelho?
  • Quais são os elementos multimídia que podemos adotar em nossa releitura do evangelho?
  • De que forma podemos promover a qualidade e clareza na comunicação da história de Jesus?
  • Como podemos deixar algum mistério em nossos sermões e comunicação da igreja, levando a nossa curiosidade da comunidade?

3 comentários: