sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Como criar uma marca de igreja

Um tema que muitos podem ter dificuldades é como criar uma marca para igreja. Por isso, baseado num artigo do site Church Markiting Sucks resolvi postar esse texto. Há muitas dicas legais aí.

Com certa frequência, as igrejas são afoitas para criarem uma marca, mas na verdade deveriam se preocupar em desenvolver uma identidade. Pode soar apenas como uma questão semântica, mas na verdade não é. Uma marca por si só é simplesmente uma imagem ligada a um nome de uma igreja. Uma identidade, por sua vez, é uma estratégia que conta a sua história através de imagens e cores. Isso certamente envolve uma marca, mas primeiro deve começar com a estratégia.

Deus em primeiro lugar
Não começar este processo, sem primeiro buscar a Deus. Esta é uma tarefa essencial para a igreja local e se você não tiver uma orientação divina, conte apenas com uma boa sorte.

Desligue o computador
Toda Identidade Visual deve começar com um lápis na mão e seu computador desligado. Não vá ao Illustrator até que você tenha feito a sua lição de casa e tenha algumas páginas de esboços. Se você pular essa etapa, você está deixando o computador ser o designer do seu logotipo e você vai acabar tendo um logotipo sem coração.

Descreva sua igreja
Antes mesmo de esboçar qualquer coisa, anote as palavras que descrevem sua igreja, sua filosofia, o povo em sua comunidade, o que as pessoas vão encontrar quando chegam lá etc. Isso ajuda a encontrar um fundamento para construir sua identidade. Só porque o nome da sua igreja é "Valley Hills Christian Church" não significa que você deva ter uma marca com uma colina, um vale, o sol brilhando sobre uma cruz. Em vez disso a sua marca deve ser sobre o que você é, ela deve contar a sua história.

Hora do esboço
Agora que você tem escrito um lista de palavras que compõem o seu contexto, agora você pode começar a isolar ou agrupar os tópicos principais que dizem quem você é. Você está pronto para esboçar. Coloque em termos visuais estes conceitos-chave. Vire o papel para baixo, vá caminhar, jogar com seus filhos, saia um pouco para refrescar e volte a esboçar um pouco mais.

Agora, use o Computador
Dê uma olhada em seus desenhos, destaque aqueles que você mais gosta. Agora você pode ligar o computador. À medida que você começar a colocar seus desenhos no Illustrator mantenha algumas coisas em mente:
  • Crie em preto e branco. A cor é a última peça do design.
  • Esta não é hora para o slogan, que pode vir mais tarde. A marca deve se boa por si própria. Se ela precisa ser explicada, ela não funciona.
  • À medida que você progride, olhe em escalas diferentes. Aumente, diminua, gire etc. Isto fará você ter uma marca universal. Ela terá de funcionar ao lado de seu prédio, ou como um ícone da web minúsculo.

Apresente
Uma vez que você tenha alguns conceitos que você gosta, mostre-os para a liderança da igreja. A diversão pode continuar. Ouça os outros. A Identidade Visual pode ser muito mais forte quando é construída em conjunto.

Um comentário:

  1. valeu pelo post
    preciso trabalhar numa identidade visual para a igreja de um amigo e essas dicas vieram para acrescentar.

    vida longa a vc e ao seu blog

    ResponderExcluir