segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Designers X Pastores

por Erik Germesin

Deixe-me começar com uma confissão. Eu sou um pastor, não sou um designer. Na verdade, eu tenho que admitir que eu sou realmente péssimo em design. Mas, a minha salvação é que eu tenho um enorme respeito por pessoas com dons dados por Deus em design gráfico. Eu reconheço a bênção de ter tido o privilégio de trabalhar com alguns dos melhores designers no contexto da igreja local.

Recentemente, um comentário feito por um amigo designer me levou a considerar seriamente muitas das questões que parecem enfrentar os designers na igreja. Ele disse que a pior parte de ser um designer é quando as pessoas não gostam de seu trabalho.

Isso me fez refletir sobre como os designers das igrejas que conheço falam das questões de relacionamento com as lideranças e pastores. Eu me pergunto se isso é mesmo simplesmente uma questão de dificuldade na comunicação, porque afinal temos mais em comum do que imaginamos. Estes são três grandes problemas que temos em comum:

É chato quando as pessoas não gostam de seu trabalho.

  • Designer: Você colocou seu coração e alma em um projeto, e dói quando as pessoas não “pegam”.
  • Pastor: Você derrama-se em seus sermões, e às vezes as pessoas simplesmente não entendem. Dói pra você, também.

Tudo é na última hora.

  • Designer: Você não pode fazer o seu melhor porque tudo é pra já.
  • Pastor: A gestão de crises vem com o terno/vestes/camisa extravagante. Também: Os funerais são quase sempre inesperados (e eles parecem vir em grupos de três)!

Todo o mundo “sabe” como fazer seu trabalho.

  • Designer: Todas as pessoas na igreja começam a falar sobre as cores que você escolheu e como ela poderia ser melhor. Nenhuma dessas pessoas tem, no fundo, um trabalho além do clipart.
  • Pastor: Todos na igreja são teólogos. Eles também sabem como administrar tudo, planejar um evento melhor e, em geral, têm uma solução para tudo.

As coisas que temos em comum são maiores do que as coisas que nos separam. Pastores, lembrem-se que os designers tem um ministério que é tão importante quanto o seu. Por isso, eles merecem respeito. Designers, amem seus pastores. Eles estão na linha de frente e levam pancada o tempo todo. Ore por eles, e faça camisetas engraçadas e cartões de aniversário divertidos. Nós amamos isso!

Todos: Lembrem-se, nada é nosso, tudo é de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário