terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Twitter como ferramenta para Igreja?

Por Tim Schraeder, diretor de comunicação da Park Community Church, em Chicago.

O Twitter mudou a forma como nos comunicamos. Eu mando mais mensagem de texto do que realmente falo com as pessoas.

As twittadas transformaram a paisagem relacional de nossa cultura e estamos começando a ver como ela influencia a forma de comunicação na Igreja.

Muitos estão utilizando o Twitter como um veículo para comunicar anúncios e notícias da Igreja durante a semana.

Antes de você sair correndo para twittar , aqui estão algumas lições que podem ajudá-lo a descobrir onde, quando e por que você deve ou não essas mensagens de texto.

Algumas razões pelas quais você não deve:

  • Se você usa porque todo mundo usa. Vamos ser honestos, muitas vezes vemos o que outras igrejas estão fazendo e de imediato pensamos que nós devemos fazer o mesmo. Certifique-se que uma boa adaptação seja feita para sua igreja e seu contexto.
  • Se as pessoas de sua congregação são tecnologicamente atrasadas. Se as pessoas não tem acesso nem ao seu site, é possível que elas não estejam prontas para receber suas mensagens de texto.
  • Se você usa como um Band-Aid. Na luta de gestão na comunicação você só deve introduzir as mensagens se for para melhorar sua comunicação. Não implemente um sistema frágil e que gera soluções paliativas.

E, algumas razões pelas quais você deve:

  • Para diminuir a barreira entre o púlpito e a congregação. Você pode promover questionários onde as pessoas podem fazer perguntas ou expressar pensamentos que normalmente não teriam a oportunidade.
  • Para ter uma comunicação mais direta. O Twitter permitem uma comunicação instantânea e direta com as pessoas. Não dependente de um selo postal, da impressora e não correr o risco de perder-se uma caixa de entrada.
  • Para intensificar a mensagem do sermão. Dar as pessoas a oportunidade de fazer perguntas ou deixar um lembrete ao longo da semana é uma ótima maneira de manter a conversa e lembrar as pessoas de coisas que podem ser aplicadas durante a semana.

De qualquer maneira lembre-se de ser um mordomo da tecnologia que tem à sua disposição e aproveite a oportunidade que Deus nos deu para comunicar o evangelho de forma criativa e inovadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário