quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Nota do Ancelmo Goes de hoje

Hoje o Ancelmo Goes do jornal O Globo escreveu:
Templo é dinheiro
Depois dos cinemas, Copacabana perde os teatros para igrejas evangélicas. Este fim de semana será o último do Teatro do Posto 6. A atriz Taís Portinho, sua proprietária, vendeu o local, que vai virar um templo.

Trata-se da Comunidade Presbiteriana Libertas que está se encaminhando pra lá se instalar. Que bom que Copacabena não perdeu um imóvel, mas ganhou um ponto de promoção da paz, cultura e valores sólidos. O teatros está bem acabado e vai ganhar uma bela reforma e poderá ser ainda alugado para peças, shows, eventos etc. Além disso, há um projeto de implantar uma livraria-café no local concomitantemente com a comunidade cristã.


Atializado...

Outra nota no Globo:

Teatro sai de cena no mês de sua maioridade
O Globo - RJ, em 08/01/2010

Vendido, o Posto 6, em Copacabana, abrirá as portas, pela última vez, neste domingo

No mês em que completaria 21 anos, o Teatro Posto 6, em Copacabana, sairá de cena. Está marcada para este domingo a última apresentação da peça “3 Mulheres 1 Destino”, protagonizada pela atriz Lady Francisco, no palco da casa, que está sendo vendida pela proprietária, a atriz Thaís Portinho. Segundo ela, o interessado já deu o sinal de reserva, mas ainda faltam duas certidões para a concretização da venda. O valor do negócio é mantido em segredo, mas o destino do imóvel, segundo publicado na coluna Ancelmo Gois no Globo, seria tornarse um templo evangélico.
Thaís garante que os compradores não são pastores: - Foi um negociante que quis comprar. Ele disse que pretende alugar para igrejas. Mas o negócio em si ainda nem foi fechado - disse a atriz, que recebeu a proposta durante as festas de fim de ano. - Foi meu presente de Natal. Comprei uma sala em 1987, inaugurei o Teatro em 1989 e estou vendendo minha sala. Não podia continuar com as despesas.
Thaís disse que botou o imóvel à venda há dois anos e, desde então, aguardava uma proposta de compra ou parceria: - Vivi bem por muitos anos, mas a concorrência aumentou, surgiram muitos centros culturais patrocinados por instituições. Um teatro pequeno como o meu não pode oferecer vantagens aos artistas.
Os grandes não cobram o que preciso cobrar para pagar funcionários e condomínio.
O Teatro Posto 6 fica na Rua Francisco Sá 51 e tem capacidade para 130 pessoas. Thaís conta que, ano passado, procurou a prefeitura para negociar uma parceria: - Participei de duas reuniões, ficaram de me procurar depois, mas não tive retorno.
Gerente da rede de teatros da Secretaria municipal de Cultura, Alessandra Reis disse que assumiu em julho e não sabia das reuniões. Ela ressalta que está à disposição da atriz para conversar e tentar buscar uma alternativa para a casa

2 comentários:

  1. Às vezes me pergunto como é que esse Ancelmo fica sabendo dessas notícias.

    ResponderExcluir
  2. Olá. Sou ator e diretor de cena. Estive em cartaz no teatro Posto 06 em duas produções. Uma como ator e outra assinando texto e direção. É com imensa tristeza que recebo esta notícia. Um teatro pequeno, mas de grande importância para as produções "underground". Este teatro precisa ser resgatado urgentemente. A Secretaria de Cultura do Estado do Rio não pode fechar os olhos a isso e a classe artística precisa exigir uma providência contra esta aberração de uma Igreja tomar um espaço sagrado de culto a liberdade.

    Marcos Antoine
    35202.

    ResponderExcluir